Você sabia que a Covid-19 pode acarretar em queda de cabelo?
9 de junho de 2021
Você sabia que o uso de máscara pode agravar dermatites? Veja dicas para lidar com o problema
9 de junho de 2021

No inverno os cuidados com a pele precisam ser redobrados

Estamos entrando em uma estação mais propensa a dermatoses na pele, pois as temperaturas mais baixas estimulam o ressecamento do manto lipídico da camada córnea, agravado pelo hábito de banhos quentes durante a estação.

Dentre as dermatoses mais comuns nessa época podemos citar dermatite de contato, dermatite atópica e a psoríase.

Dermatite atópica
É uma doença crônica que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Não é uma doença contagiosa.

O uso intempestivo de banhos quentes remove o manto lipídico normal do estrato córneo associado já a uma nítida quebra na barreira de proteção por distúrbios na queratina e filagrina.

Portanto a dica é evitar banhos muito quentes e demorados e manter sua pele hidratada.

Dermatite de contato
É uma reação inflamatória decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Também torna-se mais frequente no período sazonal do inverno, provavelmente por maior exposição dos indivíduos ao uso de hidratantes e outros agentes químicos.

Psoríase
Outra doença que costuma ter maior incidência no inverno é a psoríase.

Isso é resultado da menor incidência dos raios ultravioletas do sol da estação, uma vez que já foi estabelecida a influência dos raios solares como fator inibidor dos linfócitos cutâneos relacionados com a etiopatogênese da psoríase.

Portanto, no inverno é ainda mais necessário um uso correto de agentes emolientes não alergênicos ou hipo-alergênicos, assim como o menor contato possível com agentes químicos nocivos ambientais e maior atenção com o agravamento ou indução de um caso de psoríase.

No casos de sintomas persistentes é importante a avaliação com o especialista.

Dra. Juliana Franco Médica Dermatologista
Dra. Juliana Franco Médica Dermatologista
CRM-MG 50579 | RQE 45949 Membro SBD e SBCD Formação: Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - MG Graduação em Medicina pela Universidade de Vassouras - RJ Cursos: Dermatologia Cosmética pelo Instituto Azulay da Santa Casa do Rio de Janeiro - RJ Tricologia pela Universidade de Mogi das Cruzes - SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *