O primeiro ponto que deve ficar claro é: a descoloração e tintura são uma agressão!
O procedimento de descoloração consiste em usar produtos químicos para remover o pigmento do fio natural. É usado um dilatador (amônia, por exemplo), que abre a cutícula e, agindo em associação à água oxigenada, destrói os pigmentos naturais do cabelo, resultando na descoloração destes fios de cabelo. Após a descoloração, pode ser realizado o uso do corante, que nada mais é que a tintura a ser realizada após a descoloração dos cabelos.
Portanto, de forma resumida, podemos dizer que a descoloração é feita a partir da oxidação dos pigmentos presentes na fibra capilar podendo resultar em quebra ou corte químico.
E mais! O processo químico faz com seu cabelo não perca apenas a pigmentação, mas também lipídios e proteínas, diminuindo a resistência dos fios e tornando os cabelos mais porosos e sujeitos a maior absorção de água, devido o dano ao córtex e à cutícula dos fios, respectivamente.
Sem falar que o descolorante e a tintura podem causar alergias (dermatite de contato) no couro cabeludo.
Portanto, é muito importante realizar alguns cuidados para fortalecer os fios de cabelo antes e depois de realizar a descoloração e tintura dos fios.
Tratamento pré descoloração e tintura dos cabelos:
A fim de evitar maiores danos aos fios de cabelo, nós podemos em casa fazer uso de "leave in" após lavagem dos fios, o qual possui na sua formulação protetores térmicos (contra altas temperaturas dos secadores e "chapinhas", por exemplo) e fator de proteção solar (contra os raios ultra-violeta emitidos pelo sol).
Além da realização do pré-shampoo feito em casa (tema para um próximo post) e a prevenção de danos (como dormir de cabelos molhados, usar elásticos de cabelo apertados, etc).
Outro ponto importante: faça os testes de mecha e sensibilidade com um cabelereiro de confiança!
Testes de mechas são importantes para assegurar que suas madeixas irão passar pela descoloração sem sofrer com elasticidade excessiva (aumento da absorção de água e, consequente, porosidade dos fios) ou corte químico.
Já os testes de sensibilidade são realizados a fim de que o descolorante ou tintura não causem uma reação alérgica no couro cabeludo.
Tratamento pós descoloração e tintura dos cabelos:
Tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar podem ajudar a fortalecer os fios, minimizando os riscos de eventuais rompimentos (quebra ou corte químico) ou "emborrachamento" (aumento da porosidade) da fibra capilar.
Um bom tratamento pós-química é muito importante para repor nutrientes e tem o benefício adicional de ajudar a manter o novo tom dos cabelos por muito mais tempo.
Antes de saber quais cuidados são esses é importante avaliar a extensão dos danos que o procedimento causou, afinal cada caso é um caso, mas podemos resumir em 3 principais pontos principais nos cuidados pós procedimento:
1. Hidratação Capilar
Pode ser indicada para agilizar a recuperação da força e beleza de suas madeixas. Podem ser usadas vitaminas, D-pantenol e extratos vegetais.
2. Nutrição Capilar
São usados óleos essenciais e manteigas com a mesma indicação na hidratação capilar.
3. Reconstrução Capilar
Indicado para recompor a fibra capilar no caso de cabelos danificados por descoloração, tintura ou alisamentos químicos. Podem ser usados aminoácidos, queratina e colágeno.
Por fim a dica mais importante de todas: o Médico Dermatologista com especialização em Tricologia (estudo das patologias do couro cabeludo e da haste capilar) é o profissional mais habilitado a ajudar você a identificar as reais necessidades, antes e depois da descoloração e tintura, de forma a não apenas garantir a beleza, mas também a saúde de seus cabelos. Portanto vale conversar com ele se for descolorir e pintar as suas madeixas, ok?